Conheça os 5 benefícios conquistados com o Marco do Saneamento Básico

No ano de 2020, durante a pandemia, foi sancionada a lei do Novo Marco Legal do Saneamento Básico

O Marco do Saneamento Básico traz uma série de progressos para a população brasileira. Sintetizamos esses avanços em 5 benefícios conquistados logo abaixo. O principal objetivo da nova legislação é ampliar o fornecimento de água tratada para 99,9% da população e 90% aos serviços de coleta e tratamento de esgoto. A meta do Governo Federal é alcançar a universalização e qualidade dos serviços até 2033.

Empresas privadas poderão concorrer com as públicas na oferta de serviços. Agora que as licitações são obrigatórias, as empresas que apresentarem as melhores propostas para alcançarmos a universalização do saneamento, serão responsáveis pela cobertura do serviço. Com novas empresas entrando no mercado, novos empregos são gerados, e isso estimula a economia.

Esgoto a céu aberto e água sem tratamento atraem vetores de doenças e parasitas. Logo, quando a cobertura desses serviços chegar aos 90%, a população brasileira terá saúde e segurança no seu dia a dia. Este é um benefício legítimo do Marco do Saneamento. A partir do ponto de vista de uma cidade inteligente, a falta de saneamento básico é um dos fatores que mais demonstra atraso. É necessário ter o básico para conseguir avançar.

Muitas cidades não são assistidas pelos serviços de saneamento. Assim, o esgoto acaba descartado de forma irregular em rios ou no oceano. Com a coleta e o tratamento correto do esgoto, a poluição fluvial e marítima diminuirá e isso garantirá …

Antes do Marco do Saneamento, as grandes metrópoles eram responsáveis por fornecer os serviços de tratamento de água e coleta de esgoto aos pequenos municípios, que por muitas vezes acabavam desassistidos. Com a nova legislação, pequenos municípios podem se reunir em blocos, mais conhecidos como consórcios intermunicipais para contratar empresas de forma unificada. Não é necessário que esses municípios façam fronteira, garantindo economia de recursos financeiros e serviço de maior eficiência prestado.

Além dos projetos com relação ao saneamento, o novo marco regulatório também prevê acabar com os lixões a céu aberto em todo o país. Assim como o esgoto, o lixo descartado de forma irregular atrai parasitas e polui os lençóis freáticos. A nova legislação prevê que, as cidades que traçarem planos municipais de resíduos terão até 2024 para acabar com os lixões. A Política Nacional de Resíduos Sólidos de 2010 já havia destacado essa obrigação, porém o Marco vem para garantir ainda mais este direito à população brasileira.

O saneamento básico também se enquadra na lista de serviços urbanos, e disso a Co.Urban entende muito bem. Conte conosco porque a nossa especialidade é usar a inteligência de dados para tomar sempre as melhores decisões na gestão de operações internas e de campo.

Acesse as porcentagens da cobertura atual dos serviços de saneamento básico clicando aqui.

Dê o próximo passo

Explore o que a Co.Urban pode fazer pela sua empresa.

Preencha nosso
formulário.

Receba uma
ligação nossa.

Comece a nossa
parceria juntos.

Preencha nosso
formulário.

Receba uma
ligação nossa.

Comece a nossa
parceria juntos.

© 2024 Co.Urban – Todos os direitos reservados

CNPJ: 31.272.851/0001-17

plugins premium WordPress